quinta-feira, 1 de novembro de 2018

DICAS DE GEOGRAFIA PARA O ENEM DE 2018


GEOGRAFIA

                O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – traz, em seu edital, a divisão de alguns tópicos e subdivisões para organizar e apontar os conteúdos e temas a serem abordados durante a aplicação das provas. No que tange à Geografia, ela foi inserida no campo das “Ciências Humanas e suas Tecnologias”, possuindo temas que se encaixam em todos os seus respectivos subitens. Segundo o edital do Enem, esse campo divide-se em:
                - Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade;
                - Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do                                Estado;
                - Características e transformações das estruturas produtivas;
                - Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente;
                - Representação espacial.
Dessa forma, após uma análise sobre a descrição e os temas apontados para cada um desses títulos, elaboramos uma divisão dos principais conteúdos da Geografia para facilitar os estudos para aqueles que desejam se aprofundar mais e melhor nos temas dessa disciplina. Vale ressaltar que os temas são os mesmos apontados pelo edital, de forma que o presente trabalho trata-se apenas de uma reorganização didática.
Cultura e Sociedade – temas referentes ao patrimônio, às práticas, às heranças e aos movimentos culturais nas sociedades. É importante tentar compreender como as práticas culturais comportam-se na era da Globalização.
Geografia do Brasil – formação territorial do Brasil, industrialização do Brasil, formas de regionalizar o país (regiões do IBGE e regiões Geoeconômicas), cidades e urbanização brasileira, fronteiras agrícolas, guerra fiscal no Brasil.
Demografia – conceitos demográficos, dinâmicas populacionais, teorias sobre o crescimento demográfico e a disponibilidade de recursos (teoria malthusiana, neomalthusiana e reformista), além de índices populacionais (IDH, renda per capita, expectativa de vida etc.).
Geopolítica – Globalização, Nova Ordem Mundial, conflitos pós-Guerra Fria, atentados terroristas no século XXI, blocos econômicos (destaques para a União Europeia e o Mercosul), organizações internacionais (ONU, Opep, Banco Mundial, FMI, etc.), países emergentes (destaque para os BRICS), regionalização do mundo.
Geoeconomia – Industrialização, Terceira Revolução Industrial, transformações nos modos de produção (Taylorismo, Fordismo, Toyotismo e Volvismo), transformações no mundo do trabalho, uso econômico dos recursos naturais, concentração e desconcentração industriais.
Geografia Urbana – Urbanização mundial, redes e hierarquias das cidades, metropolização e problemas socioambientais urbanos (segregação, favelização, ocupações irregulares, mobilidade urbana, violência urbana etc.) e formação do espaço urbano-industrial.
Geografia Agrária – Agronegócio exportador no Brasil e no mundo, produção e transformação dos espaços agrários, êxodo rural, modernização dos equipamentos e das técnicas agrícolas (revolução verde), transgênicos, elevado consumo de agrotóxicos, agricultura familiar, estrutura fundiária do campo, reforma agrária, conflitos e movimentos sociais do campo, além da relação entre campo e cidade.
Meio Ambiente e recursos naturais - transformação do meio natural pelo homem, uso dos recursos minerais, fontes de energia, recursos hídricos e sua importância; bacias hidrográficas, ciclo da água, uso sustentável dos recursos naturais, problemas ambientais contemporâneos (aquecimento global, ilhas de calor, inversão térmica, chuva ácida, destruição da camada de ozônio etc.), efeito estufa, nova ordem ambiental internacional, políticas ambientais brasileiras e mundiais, unidades de conservação, preservação dos recursos naturais.
Geografia Física e fenômenos naturais: estrutura interna e camadas da Terra, formação e estruturação dos solos e do relevo, agentes endógenos e exógenos de transformação da superfície, erosão, intemperismo, sedimentação, tipos de rochas, ciclo das rochas, estruturas geológicas, diferenças e relações entre tempo e clima, fatores climáticos, fenômenos atmosféricos, tipos de clima no Brasil e no Mundo, biomas e domínios morfoclimáticos no Brasil e no Mundo.
Cartografia: os mapas e seus elementos (escala, legenda etc.), técnicas de leitura e interpretação dos mapas, tipos de mapas, projeções cartográficas, Sistemas de Informações Geográficas (SIGs), geoprocessamento e tecnologias cartográficas, coordenadas geográficas e fusos horários.
Por fim, salientamos que os candidatos, ao estudarem cada um desses temas acima apresentados, procurem os enxergar em um contexto mais amplo e não apenas em suas subdivisões. Assim, é interessante sempre relacionar os assuntos com as mais diversas formas de saberes, produzindo, assim, um conhecimento interdisciplinar.

Assuntos de geografia que mais caem no ENEM

Vamos falar sobre os 7 assuntos de geografia que mais caem no ENEM. Não vá marcar bobeira, fique ligado em cada um deles.

1) Questões ambientais
Se o Enem gosta de questões multidisciplinares, a prova de geografia torna-se um terreno muito fértil para essa proposta. Vale lembrar que a geografia relaciona fenômenos físicos, bióticos, socioeconômicos, bem como os impactos ambientais. Deve-se partir do princípio que a geografia estuda a Terra como um sistema.
Um exemplo fácil é pensarmos os problemas ambientais decorrentes dos nossos padrões de consumo. Se há um consumo exacerbado, há uma produção exacerbada. O impacto vai desde o modo de produção (dejetos industriais, por exemplo), ao aumento de lixo. Você já reparou quanto de plástico e de papel é utilizado em embalagens que vão ser descartadas sem nenhum proveito?
2) Agropecuária
Já dizia Bela Gil: “Comer é um ato político”. E o que ela quer dizer com essa frase? É importante sabermos a procedência dos alimentos que chegam a nossa mesa. Não só pelo fato da agropecuária corresponder a uma grande fatia da economia brasileira. Esse tema envolve outros aspectos, como monoculturas, utilização de químicos e agrotóxicos, exportação, entre outros tópicos. Ou seja, vai desde o modo de produção a qualidade dos produtos que chegam a nossa mesa.
Alguns tópicos são indispensáveis para quem vai prestar o Enem, tenha bem claro em sua mente os seguintes conceitos: latifúndio, minifúndio, cultivos permanentes, sistemas intensivos e extensivos, monocultura, policultura etc. Entre as questões recorrentes, costumamos encontrar uma que aborde sobre a concentração de terras em nosso país, e o predomínio do latifúndio e da exportação em detrimento dos pequenos produtores e da produção local e aos conflitos por posse de terra.
3) Fases do capitalismo
Como não falar do Capitalismo, não é mesmo? Esse sistema que por si só gera tanta polêmica. Você já se perguntou como o Capitalismo aparece na prova de Geografia? Pois bem, geralmente, ele está relacionado a temas como a indústria, o comércio e até mesmo abordagens históricas, como os efeitos da Guerra Fria, por exemplo, e como ela influenciou a economia, e como o poder dos Estados Unidos e da antiga União Soviética afetaram a sociedade do século XX.
4) Urbanização
Para quem é dos grandes centros urbanos, aí está um tópico que facilmente você visualiza em seu dia-a-dia. As questões do Enem que tratam sobre Urbanização costumam falar sobre os problemas das cidades. Por exemplo, crescimento desordenado, os problemas relacionados ao transporte, habitação e desemprego.
5) Indústria
Que o Brasil teve uma industrialização tardia, já sabemos. No entanto, hoje em dia ela está entre os manda chuva da economia nacional. Esse tópico está bem relacionado a questões históricas, pois o Enem aborda as diferentes fases de industrialização, desde a Revolução Industrial a indústria de hoje em dia, sempre levando em conta os aspectos econômicos e sociais nas diferentes regiões do mundo.
Aqui também entra os tão falados modelos de produção como taylorismo, fordismo, toyotismo e volvismo.
6) Migrações
Outro tópico importantíssimo e que implica diretamente em nosso contexto atual, principalmente, pela imigração de refugiados como, por exemplo, os haitianos, é a Migração. Saber as condições que esses povos resolvem migrar para o Brasil, como eles são recebidos (tanto pelas políticas de imigração, quanto por nós brasileiros), bem como as condições que esses imigrantes conseguem sobreviver por aqui estão entre os tópicos indispensáveis em suas leituras.
Vale lembrar que as migrações tratam dos movimentos urbanos que acontecem nos mais variados contextos e no mundo todo. Para começar os estudos desse tema, o aluno deve saber distinguir imigração de emigração. Além do mais, é indispensável saber interpretar mapas, gráficos e conhecer as diferenças entre os movimentos migratórios, como pendular, sazonal e êxodo rural, bem como os impactos desses movimentos.
7) Comércio
Esse tópico tem uma relação direta a outro tema já citado aqui, o capitalismo. Nesse tema o aluno deve se ater as relações comerciais entre diferentes países ou regiões, e, claro, aos impactos na economia mundial. O aluno não pode descuidar de tópicos relevantes que implicam em nossa economia atualmente, como os fenômenos do capitalismo a partir da segunda metade do século XX, a exemplo da formação de blocos econômicos, a globalização da economia e os efeitos de escolas de pensamento. Não basta apenas estudar os aspectos globais, é muito importante pensar em como se efetua a economia em nosso país. Temas como a balança comercial do Brasil, exportações e parcerias com outras partes do mundo não podem ficar de fora da sua lista de estudos. Esse tema também pode ser acompanhado nos noticiários de economia, fique atento.

Além desses assuntos é bom prestar atenção nos temas abordados pela Geografia Física como: geologia, relevo, hidrografia e Geografia Humana.
Espero ter contribuído com seus estudos de Geografia. GRANDE ABRAÇO E BOA SORTE NAS PROVAS.

Um comentário: