sábado, 1 de dezembro de 2012

Com voto do Brasil, ONU eleva status da Palestina a Estado observador


O povo palestino festejou nas ruas uma de suas maiores conquistas diplomáticas e conquistou na Assembleia Geral das Nações Unidas o status de Estado observador não membro (semelhante à situação do Vaticano). Até hoje, a Palestina era uma "entidade" observadora.

Dos 193 Estados membros com direito a voto no plenário, 138 concordaram com a proposta (incluindo o Brasil e, pasmem, o Reino Unido). Apenas 9 votaram contra (encabeçados pelos EUA e Israel). Outros 41 países se abstiveram.

A nota emitida do Itamaraty:
 
Mudança do "status" da Palestina nas Nações Unidas 29/11/2012 - O Governo brasileiro felicita a Palestina pela elevação, para Estado observador, de seu "status" na Organização das Nações Unidas, após votação na Assembleia Geral da ONU de Resolução que contou com apoio de 138 dos 193 Estados-Membros da Organização, inclusive do Brasil.
O Brasil reitera seu apoio à retomada imediata de negociações entre Israel e Palestina que conduzam ao estabelecimento de uma paz sustentável e duradoura baseada na solução de dois Estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário