domingo, 21 de agosto de 2011

O movimento Tea Party

(em inglês: Tea Party movement) é um movimento social e político populista, conservador, de ultradireita, surgido nos Estados Unidos em 2009 através de uma série de protestos coordenados tanto no nível local como nacional. Os protestos foram, parcialmente, em resposta a diversas leis federais, como o Plano de resgate econômico de 2008, a Lei de Recuperação e Reivestimento dos Estados Unidos de 2009 e as leis de reforma do sistema de saúde do país. O movimento defende uma política fiscal conservadora e o originalismo, isto é, a interpretação do texto constitucional segundo o seu significado à época em que foi adotado.
O Tea Party não é um partido político, oficialmente não apresenta candidatos e seu nome não apareceu em nenhuma cédula eleitoral.
O nome de "Tea Party" é uma referência ao Boston Tea Party de 1773 (Festa do Chá de Boston), ou o Manifesto do Chá de Boston, uma ação direta dos colonos americanos de Boston, contra o governo britânico e a Companhia das Índias Ocidentais, que detinha o monopólio do chá que entrava nas colônias. No porto de Boston, um grupo de colonos abordou os navios carregados de chá e atirou a carga às águas, em protesto contra o monopólio e o imposto sobre o chá, que consideravam abusivo.
Segundo o pesquisador Scott Rasmussen, as operações de instituições financeiras em dificuldades, durante as administrações Bush e Obama, foram o motivo da ascensão do Tea Party. Rasmussen acrescenta que a ira do novo movimento se concentra em dois pontos: "Eles acreditam que a despesa, o déficit e os impostos federais são muito altos, e eles acham que ninguém em Washington, D.C. os está ouvindo, e que este último ponto é muito, muito importante."
O movimento não tem uma liderança central e resulta da adesão informal de grupos locais menores. Cerca de 30% dos americanos apóiam o Tea Party e suas opiniões coincidem, em linhas gerais, com as dos eleitores republicanos, de acordo com a análise de pesquisas feitas em março, maio e junho de 2010. As principais preocupações do movimento incluem o corte do tamanho do governo, a redução de impostos, do desperdício, da dívida pública e do déficit do orçamento federal, além do retorno à interpretação original da Constituição dos Estados Unidos.
Está crescendo no mundo os movimentos de direita, conservadora e preconceituosa, podemos observar na Noruega, outros países da Europa, EUA e até algumas cópias, para variar, no Brasil. Os Grupos defensores da democracia precisam estar atentos a esses movimentos em especial com a grande mídia, que dá total apoio. Basta observarmos as coberturas das TVs no Brasil, BBC e outras sobre as manifestações de jovens em londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário