segunda-feira, 2 de julho de 2012

Conflito diplomático das Malvinas em 2012.


Em fevereiro de 2012, a diplomacia da Argentina decidiu recorrer à ONU para reclamar formalmente contra as investidas do Reino Unido nas Ilhas Malvinas. O governo de Cristina Kirchner acusou os ingleses de militarizarem as Ilhas.
O governo argentino considerou suspeito o envio de armamentos para a ilha, podendo ser uma resposta às declarações do governo argentino em querer a devolução da ilha. Segundo o governo britânico, a população da Ilha das Malvinas prefere permanecer sob a bandeira do Reino Unido.
Os argentinos consideraram como provocação a presença do príncipe William, piloto de helicóptero, em missão nas Malvinas, o fato gerou lembranças da guerra das Malvinas. Por outro lado, ao ter um inimigo externo, o governo argentino pode utilizar esse novo conflito diplomático como uma vantagem política num momento de turbulência econômica e de política interna.
A presidenta Cristina Kirchner acusou a o Reino Unido de militarizar o Atlântico Sul. O premiê britânico, James Cameron disse que pretende proteger os habitantes da ilha e que age dentro da carta de autodeterminação da ONU. Para os ingleses, a ilha é chamada de Falkland, segundo James Cameron:
“Enquanto as pessoas das Ilhas Malvinas quiserem manter seu status, vamos garantir que elas possam e vamos defender as Ilhas Malvinas adequadamente para garantir que esse seja o caso”.
A Guerra das Malvinas foi um conflito bélico ocorrido em 1982, numa desastrosa tentativa da ditadura argentina de reaver a soberania da ilha. No início de 2012, o conflito foi diplomático e verbal. A presidente argentina criticou com veemência os planos da Grã-Bretanha de enviar um de seus navios destroyers mais avançados.
A Guerra das Malvinas completa 30 anos de história em 2 de abril de 2012, o conflito deixou 649 argentinos e 255 britânicos mortos. A Argentina se rendeu 74 dias depois.
A reclamação formal da Argentina foi apresentada ao presidente do Conselho de Segurança da ONU, a Grã-Bretanha negou o projeto de militarização do Atlântico Sul, assumindo somente postura defensiva.
O sindicatos de transportes da Argentina declarou boicote às embarcações britânicas em postura contra a militarização do Atlântico Sul. O boicote não se referiu a um estado de greve, mas de atraso à liberação das embarcações britânicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário