sábado, 27 de outubro de 2012

ENEM dicas que poderão lhe ajudar a se dar bem.


Pessoal juntei algumas dicas para a grande maratona do ENEM, espero que sejam uteis, abraços e boa sorte a todos. 

- Um dos fatores que mais influencia as pessoas a “fracassarem” nas provas é justamente a falta de disciplina nas mesmas, no que diz respeito aos períodos de estudos. Para isso, nada mais lógico que criar uma rotina para os estudos. Encare a coisa como se fosse um trabalho. E esqueça de vez a mania do brasileiro de deixar tudo para a última hora.
- Estar atento com as coisas que andam acontecendo ao  mundo é  necessário. Procure assistir noticiários e de preferência aqueles do tipo que os jornalistas comentam a reportagem. Isso vai facilitar a você a compreender mais o fato. Existem diversos sites que também podem ser usados para fins de estudo.
Não se esqueça de procurar desenvolver seu raciocínio, interpretação de texto e contextualização dos fatos. O Enem exige muito mais do que o simples conhecimento de algumas fórmulas.
Já nos dias que antecedem e no próprio dia da prova é recomendável que se procure manter a tranquilidade. Muitas pessoas erram coisas que sabiam apenas por puro nervosismo. Esteja descansado para a prova, são dois dias puxados.
- Fator cansaço é a distração na hora de fazer cálculos. Erros por falta de conhecimento, no Enem, ocorrem com menor frequência, afirma pesquisa. Nesses dias antes da prova, é importante que o estudante tenha um tempo para ele descansar, relaxar no sentido do equilíbrio emocional. Ir ao cinema, dormir mais horas, ficar com a família, ver TV ou fazer uma atividade que faça bem para ele são fundamentais para o sucesso no Enem. Antes do exame, o estudante deve fazer uma boa refeição (nada muito “pesado”), para que não sinta fome durante o exame. O estudante deve almoçar por volta das 11h para chegar antes das 13h ao local de prova.
- O longo período dos exames também exige a reposição das energias durante a prova. Vale qualquer alimento? Dê preferência à alimentos leves, tais como frutas, e à hidratação por meio de água.
Como é um tempo longo de prova, é bom que, na metade, o aluno possa levantar um pouco, para ir ao banheiro ou tomar água. Ao levantar um pouco ele já volta com mais foco para a prova.
Ficar atento ao uso do tempo na prova, a proibição de levar relógio para o exame não deve preocupar os candidatos. Tem aqueles que são aflitos com a questão do horário. Ideal seria que cada sala tivesse um relógio, mas acredito que eles tenham bom senso; ou seja, farão uma tabela na lousa mostrando que horas são.
- Para responder os testes sejam "dinâmicos", já que haverá três minutos para a resolução e transcrição de cada questão. A maioria das questões exige interpretação de textos, mapas ou gráficos, então o aluno deve saber interpretar e ser dinâmico. No segundo dia do Enem, haverá 90 questões objetivas e a redação. Para a prova do domingo, não fiquem muito tempo  na redação, ou seja, se fizerem a redação primeiro, gaste menos de uma hora para fazê-la.
Tem aluno que consegue ler o tema e logo as ideias vem, ele faz rápido [o texto] e ganha tempo. Agora, tem outro tipo de aluno em que as ideias demoram mais para aparecer; se esse aluno resolver fazer a redação primeiro, a ansiedade pode atrapalhar. Então, ele deve começar a fazer a prova primeiro, pois as questões podem dar um 'start' nas ideias para o texto. Mas cuidado com o TEMPO.

Mai algumas dicas para vocês:
Dica 1: o ENEM é politicamente correto
Um dos princípios básicos do ENEM é levar aos candidatos valores éticos e sociais, favoráveis ao meio-ambiente, aos diretos humanos, à saúde, à justiça social etc. e, portanto, você deve ficar atento a isso. Por exemplo, se em uma questão de física houver um texto gigante sobre como economizar na hora de preparar um alimento, preste atenção nas alternativas: a correta deverá estar ligada à economia em casa! Por mais que a resposta pareça estar em uma alternativa mais simples e lógica, é provável que, na verdade, esteja em um contexto social que foi citado no texto da questão.

Dica 2: "nunca", "sempre"e seus variantes, no geral, estão nas questões incorretas
As questões do ENEM dificilmente afirmam ou negam algo com certeza absoluta, então, fique esperto! É fácil detectar uma alternativa errada: palavras como “sempre ou “nunca”, “tudo” ou “todo”, “só” ou “somente”, tendem a ser falsas. Já se você apostar em alternativas que levam palavras como “alguns” ou “geralmente”, tem muito mais chances de acertar respostas de uma questão.

Dica 3: elimine as alternativas absurdas
 Normalmente duas das cinco alternativas obrigatoriamente são absurdas e não têm nada a ver com a resposta certa, então, comece cortando essas. Daí, você já tem 33% de chance de acertar, já que faltam três alternativas. Continue: as outras duas opções erradas que restaram são feitas justamente para tentar enganar o candidato e convencê-lo de que estão certas. Nessa hora, se algo lhe soar um pouco estranho, mesmo que de leve, provavelmente se trata de uma resposta incorreta que deve ser eliminada. Depois disso fica fácil, pois sobram duas alternativas e você já tem 50% de chance de acerto. Tente se concentrar e assinalar a resposta correta.

Dica 4: as pegadinhas no ENEM são diferentes
Apesar de o INEP afirmar que não tem “pegadinhas” nos testes do ENEM, os especialistas atestam que sim. A diferença é que elas não dão tanto na cara. Essas “pegadinhas” estão mais associadas à atenção na hora de resolver um dos testes. Por exemplo: você tem certeza MESMO de que levou em consideração todos os itens da questão? Muitas um palavra invalida a alternativa.

Dica 5: gráficos, no geral, já trazem a resposta da questão
Muitas das questões que incluem gráficos, mapas e tabelas são tidas como assustadoras, à primeira vista. Na verdade, essas questões apresentam, quase sempre, a resposta a uma questão, ainda que pareçam existir possíveis contas a ser feitas, por exemplo.

Dica 6: Cuidado com alternativas "mais ou menos certas"! Quase sempre elas são consideradas erradas
Outra tática do ENEM para confundir os candidatos é usar alternativas parcialmente corretas. Por exemplo, trazer definições corretas a uma alternativa e mesclar essa informação com algo que não é verdadeiro. Neste caso, vale o velho e bom "menos é mais". Dê preferência à resposta que talvez não aborde todos os aspectos do texto, mas que contenha informações inegavelmente corretas.

Dica 7: Chute de forma inteligente! (espero que nenhum da vcs precisem dessa dica, mas vamos lá).
Ok, esta dica só funciona para quem tem certeza de que acertou a maior parte das questões. Quando terminar a prova e só restarem aquelas perguntas que te deixaram na dúvida, pegue seu gabarito e veja quantas vezes você assinalou cada alternativa (A, B, C, D e E). Depois, veja se parece haver um equilíbrio entre elas. O MEC exige que haja uma espécie de igualdade entre as alternativas – deve haver respostas corretas em aproximadamente 20% de cada alternativa. Outro toque é que se você assinalou cerca de 16 alternativas “B”, por exemplo e apenas sete “E”, talvez seja interessante revisar especialmente aquelas questões que te deixaram na dúvida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário